segunda-feira, 2 de março de 2009

Trabalhar sem receber

É vergonhoso quando um trabalhador exerce a sua actividade com dedicação, e competência e chegar ao fim do mês não vê o resultado do seu esforço e empenhamento recompensado, deveria ser crime e punido com severamente quem não paga salário a quem trabalha. Já nem coloco a parte de devidamente e justamente compensado, mas o receber o que foi acordado e comprometido.
Um drama que durante anos de trabalho, só me aconteceu referente ao subsidio de
Natal em que o recebi com um atraso de 20 dias, mas um frase dita pelo meu patrão nesse período que registei e nunca esqueci. No dia seguinte ao Natal, em conversa, diz “ passo a citar “ na minha mesa de Natal não falto nada, um grande bolo rei, “…e por ai fora, esquecendo-se melhor dizendo fazendo pouco dos que não puderam terá mesa mais recheada pelo facto de ele não ter cumprido com as suas obrigações e compromissos.Com trabalhador que sempre fui e me considerei, e que estou convencido de ter sempre cumprido com o meu dever, pois nas empresas onde estive tive esse reconhecimento, me revolta, quando vejo pessoas que deixaram de um momento para o outro receber o seu salário, e que nada é feito.
Neste país onde se fala muito e faz pouco, em que a justiça não funciona, nem é justiça, quando para resolver uma situação destas se arrasta anos, e o patrão continua a comer e a beber que nem um lorde, a passear no seu Mercedes, ou outro de alta cilindrada muitas vezes com os dinheiros que foram pedidos para modernizara empresa. É lamentável e o governo nada faz.
Sabemos que os seres humanos não são todos iguais, que há bons e maus trabalhadores, boas e más chefias, bons e maus gestores, mas entre todos gente sem classificação sem o mínimo de poder e formação
O governo e a sua maioria na A.R. criar uma lei que para os gestores e patrões que não pagam salário em compensação do suor de cada trabalhador, deveria ser penhorados os seus bens, e com estes pagar as dividas aos trabalhadores e depois fossem para onde quisessem nem que seja para a P…q..o.P….; Assim por certo não haveria tantos despedimentos selvagens, nem filhos da outra senhora
Mas muitos dos políticos, são patrões ou gestores, e comem da mesma gamela só assim se entende estas situações mas neste país é todo ao contrário.
Se for um pobre que não paga as dividas, as prestações e se forem ao fisco , vê o poço que tem penhorado, e dizem logo «quem não tem dinheiro não tem vícios» .
Se for um rico e poderoso pode dever a meio mundo, andar a enganar outros a viver á grande «tem de manter o seu nível de vida» e as dividas vão acumulando e irá pagar quando quiser, mesmo que seja dividas ao fisco essa podem se proteladas e até perdoadas, ou em espera.
Os poderosos, recebem subsídios ajudas e outras situações menos claras, com a justificação de que é para manter empregos, dar trabalho etc. etc. blá, blá, blá.
Independentemente da crise, que não deve ser escamoteada, mas sim criar objectivamente situações de controlo para precaver os abusos, que muito pouco tem haver com as questões laborais, mas sim com especulações na bolsa, de vigarices, de desvios de dinheiros ao longo de anos , que em vez de serem devidamente aplicados serviu para carros, piscinas vivendas e outras situações menos claras e os governos pouco ou nada fizeram , e isto não se passou só no nosso país , mas aqui temos escutado muitas situações pouco abonatórias para muita gente.
Enquanto houver pessoas de pouco carácter, quando na administração publica e na politica exista corrupção, aqui ou na china tudo será sempre mais do mesmo, e quem se trama é sempre a parte mais fraca o trabalhador - assalariado.

Definição de Trabalhador-assalariado

Aquele que:
- Trabalha por conta de outro(s).
- Trabalha uma vida inteira e ainda tem de pedir desculpa.
- Trabalha horas a fio e muitas vezes não recebe.
- Necessita do salário para viver condignamente.
- Está sujeito a pressões, assédios, e por vezes maus-tratos.
- O poder reivindicativo perante o patronato é diminuto.
- Os governos o tratam como mero contribuinte e votante.
- Não foge aos impostos, ( porque não pode pois não é burro)

Felizmente haverá outros tipos de trabalhadores mas não se enquadram nesta definição.