quarta-feira, 29 de abril de 2009

Não resisto - Frase do dia... da semana ... do ano... do século... intemporal...
«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
Eça de Queiroz

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Liberdade por onde andas

Estamos num país livre (?) não numa ditadura quer seja do proletariado quer de despotismo, fascista ou outra, estamos numa democracia, mas onde muitas das liberdades são constantemente e no dia a dia esquecidas, atropeladas e amesquinhadas, tendo como exemplos:
Os senhores governantes podem ser conduzido por motorista a uma velocidade acima de qualquer limite, mesmo que vá em passeio, ou simplesmente para casa, pois estes senhores estão sempre em serviço nem que seja para inaugurar uma simples esquadra que está em funcionamento á não sei quantos meses. Para eles liberdade de velocidade para o cidadão comum multas.
Para interesses nem sempre devidamente esclarecidos, proíbe-se o estacionamento de viaturas de um vulgar cidadão, mesmo que em trabalho, para suas excelências possam estacionar os carros que querem.
As câmaras municipais, e em concreto a C.M. Lisboa, proíbe aleatoriamente a passagem de um vulgar transeunte, por uma determinada rua ou praça, para uma situação de estado? Nada disso, mas simplesmente para filmagens de um qualquer documentário ou filme, de demonstrações mundanas, para qualquer coisa em que possam ganhar uns cobres, mesmo que com isso prejudique o cidadão.
Os partidos políticos, e não vou distinguir nenhum, agora que começa a caça ao voto, colocam grandes cartazes (outdoors) em locais impróprios alguns com risco das pessoas, pois alem da sujidade ambiental, são colocados em locais que cobrem a visão a quem conduz, ou simplesmente que anda a pé ( já vi uma pessoa a dar uma pancada na cabeça por um cartaz mal colocado).
Outra das situações engraçada é nós vermos a toda a hora a PSP a multar carros mal estacionados (diga-se em abono da verdade, que acho muito bem), carros em segunda fila, em cima de curvas a impedir o transito ou em cima dos passeios, mas este critério e não é o que diz a lei não é verdade para todos os lugares ou zonas da cidade, mas o mais caricato é quando vemos , e isso vejo quase todos os dias, quando os carros em aparentemente em patrulha vai ao café , pára em qualquer lugar, em cima do passeio na zona da Ajuda junto a um instalações da GNR, passam ai o dia , incomodado os transeuntes, mas não a eles.

Mas que raio de democracia é esta.