segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Definição, no quotidiano 1

Hoje deparei-me com uma cena, diga da nossa modernidade
Á mesa de um café estava uma jovem ai pelos 27 a 30 anos a dar biberão a um bebé de poucos meses, na mesma mesa estava uma menina dos seus 6 -7 anos , que fez uma pergunta muito pertinente e que dá origem a este comentário
Criança – És casada?
Senhora - Não
Criança - Então és solteira ?
Senhora - Bem (uma pausa exitou)
Criança - Então és viúva?
Senhora - Não
Criança - Então és solteira !
Senhora - Bem não sou viúva. E ser casada ou solteira é um caso de estatuto (criança não percebeu) é uma questão de formal de papel escrito.
Criança - Então o que és?
Senhora - Sou amante do teu pai
Criança não entendeu bem a situação, ainda exitou um mas, …….
Senhora – vendo a atrapalhação da criança, não tanto a dela, e pediu, vai àquele senhor e pede um copo de água, modo de acabar com o diálogo.

E aqui temos situações modernas e caricatas com explicações que nada explicam, só define a indefinição de certas pessoas que nem elas próprias sabem qual a sua posição na vida e na sociedade.
Sabemos o que á uns anos, duas pessoas fossem jovens ou menos jovens homem e mulher, Namorar tinha um significado. Viverem juntos, outro. Amantes outro diferente. Companheiros outro. Hoje é uma confusão ou talvez não pois uma e outra coisa, na maioria dos casos passa a ser o mesmo
O que era condenável antigamente, hoje é chique, chama-se namorados a casais que já vivem juntos, é fino apregoar (já deparei isso com muita mais frequência a quando de férias, sem ninguém perguntar nada, principalmente elas apregoam Estou com o meu namorado). Outros tempos.
Antigamente e também se fazia muita coisa, seria mais hipocrisia, Mas nem tento ao mar nem tanto á terra, o sei mas era mais recatado agora é descaradamente a mais e sem uma lógica ou justificação, a moral está em baixo nestes tempos.
Por mim, digam o que quiserem, facção o que quiserem, nada me importa ou incómoda, não sou assim tão bota-de-elástico como se possa pensar mas dêem a definição correcta á situação.

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Valente,
As liberdades e as modernidades excessivas por vezes criam situações assim, e que não são nada recomendáveis. Há que saber o papel de cada um, e também saber dar-lhe os nomes adequados.
Bom fds.
Abraço.