quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Democracia está doente

Já não nos bastava os governantes irem no rumo que vão, a falta de diálogo e democracia apresentada a prepotência do primeiro-ministro, ou veja-se o caso da ministra da educação e agora surge ventos que parecem mais tempestade.

Sem democracia mete-se tudo na ordem, não esperava, ou talvez sim, destes políticos espera-se tudo, (e não me admira nada), ouvir uma frase como esta “Sem democracia durante 6 meses e mete-se tudo na ordem” e acrescento esse não for em 6 meses, será em 6 anos ou em 60 anos, e temos Ditadura, aliás onde muitos dos políticos se movimentaram tão bem.

Suspender a democracia em Portugal quando de facto ela está tão doente é sinal de que pretendem não a curar, mas apresar-lhe a hora da morte.
Por vezes as palavras saem, de acordo com o desejo da mente, quando nos aparece pessoas retrógradas, talvez lembrando familiares que também andaram na ribalta da governação.

O que a líder do PSD disse, não demonstra uma ironia, mas um estado de alma , ou pior ainda pensamentos recalcados , em que viveu demasiados anos e ainda não se adaptou á democracia.

Cada um faça a sua analise pois á sempre muitos modos de ver a mesma coisa, lembra aquela anedota, do menino que caiu ao leões, para uns foi o leão que matou a criança, para outros foi a criança que quis agredir o leão. Será o leão que matou o menino.

Com esta conversa a Dra. Manuela Ferreira Leite, parece que nos quer dizer, que com democracia não sabe governar, por isso e apesar de tudo Sócrates, continua que estás perdoado (cruzes canhoto).

Todo de um modo geral sabe que a democracia cada vez está mais doente ou podre,
São casos de corrupção, de compadrio e favoritismos, dos jobs for de byos. Do acordo para a justiça acordado pelo PS e PSD, e assim temos uma justiça em que o culpado é vitima e o inocente é o malandro, a policia prende um ladrão e mais depressa ele está solto, que o polícia chega á esquadra
Será por culpa dos tribunais ou das leis, muitas das vezes já não se entende. Desaparece um tostão é roubo, evapora-se milhões é um desvio por causa nobre de gente “Onesta” que de honestos só a aparência e nome.
Da educação que vai de mal a pior, na agricultura, um ai Jesus, nas pescas é um Deus nos acuda, no comércio só lamentos. Função publica é só desalentos Reformados è um Deus nos salve, nas Forças armadas só falta se ouvir, marchar, marchar. Na banca é que afinal parece está tudo bem com o beneplácito do governo, assim como nas grandes empresas com a ajuda do estado dado que para essas bandas parece existir miopia. Para o cidadão comum a pobreza cada vez bate mais á porta.

A democracia pode não ser perfeita, mas é ainda o melhor sistema, Se melhor não é possível, deve-se aos governantes presentes, passados e talvez futuros, que tem a palavra na boca, não no coração e nas acções, pois não governam para o povo e com o povo.

Democracia, não é só dizer, é preciso praticá-la, e esta não é só o acto de ir votar, do dizer algumas palavras mais obscenas, de comícios. È preciso que seja praticada por acções por todos nós, tendo por obrigação e deveres (em democracia também existe obrigações e deveres) os membros eleitos, seja nas autarquias, no governo ou na Assembleia da República .

Viva Portugal com ou talvez a pior democracia do Mundo, para não exagerar da Europa e se assim não for, (não tenho estatísticas), mas de governantes e políticos não deve faltar muito

4 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Valente,
Acho que lhe fugiu a boca para a verdade. Até porque eu sou da opinião que já vivemos numa ditadura camuflada de democracia. Ou seja estamos bem pior do que antes de 1974, só que estamos a ser enganados, ao tentarem mostrar-nos que vivemos numa democracia, quando há muito tempo que temos uma verdadeira ditadura instalada na sociedade.
Abraço.

zeladorpublico disse...

Eles é que se governam e nós à mingua...abraço

zeladorpublico disse...

Boa semanada...tudo de bom

Unknown disse...

Gostei de ler-te, ao som do Zeca, cantando o que faz falta...
Abraço.
EA