quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Entidades reguladoras e supervisão, resultados?? 0

Vinha no carro, e aproveito para ouvir o Fórum da TSF, que vale a pena escutar , tendo hoje como tema Entidades reguladoras e de supervisão. Não tive oportunidade de escutar o fórum na totalidade mas sim em parte, independentemente de que se ouviu. Conclui-se em simples frase. O povo, o cidadão contribuinte, reclama e diz que está tudo ou quase tudo mal, as entidades ou melhor as pessoas que estão directamente ligadas a estas entidades ou ao governo pronunciam todos a mesma coisa, enfim que não está tudo bem, mas faz-se os possíveis e estão a melhorar, e se não está tudo 100% a culpa não é deles é sempre de outros.
Por mais que falem que digam nada melhora, as entidades reguladoras são nomeadas pelo governo, e como sabemos quase sempre no âmbito do clientelismo, dos boys, do compadrio hoje aqui, amanhã num lugar melhor, mais remunerado e portanto á que se defenderem uns ao aos outros, há sempre um conselho de administração á sua espera seja em organismos estatais seja em empresas privadas.


Nomeações feitas pelo governo, são muito duvidosas, poderá por-se a questão se estes organismos de supervisão e regulamentação não deviam ser nomeados os gestores pela a Assembleia da Republica, apesar de todas as duvidas que se podem levantar, temos de crer que as pessoas responsáveis a nomear terão uma dose de maior isenção, e vão para este lugares para desempenharem devidamente as funções, que será efectivamente de em primeiro lugar defender os cidadãos, acautelas os abusos e injustiças, e não a favor desta ou daquela empresa seja do estado ou particular
Veja-se a supervisão do Banco de Portugal, funcionou bem apesar de ter poucos (???)funcionários 1700 pessoas, mas só inspectores são 60,mas ainda assim parece que são poucos, pois agora o Administrador do banco, acha que deverá haver mais e desta feita dentro dos proprios bancos, á boa maneira portuguesa quando o cu apertado logo se mostra trabalho.

O Banco de Portugal é uma das entidades que mais lucros tem, por isso fabulosos ordenados e outras alcavalas, mas mesmo assim, deu-se o que se deu no BCP e no BPN, a culpa não é desta entidade, são eles muito cumpridores e vamos ainda descobrir que a culpa essa, continuará solteira.

Das duas uma ou a " culpa " muito é virgem ou uma grandíssima prostituta.


Concluímos que as entidades reguladoras e de supervisão, até são eficientes os presidentes e restante administração estão sempre de conciência limpa, dormem bem sem problemas, mas as situações continuam, e o Zé Povinho só vem a descobrir quando já transborda em demasia a trafulhice.


O certo é, não tenhamos ilusões a cunha, o compadrio, a corrupção, sempre existiu, mas nunca a níveis hoje atingidos, e uma das justificações entre muitas será, porque os lugares são preenchidos não por competências mas por “ Job for de boys” e estes como não tem garantido um lugar por demasiado tempo, antes que mudem os governantes, ou os governos, á que aproveitar e garantir o futuro.
Por este andar já não sei onde vamos parar, á anos que andamos de crise em crise, lembram-se de um dia de trabalho para a nação, do é preciso apertar o sinto, a luz ao fundo do túnel, que nunca se alcanço tal é o buraco, e o Zé povinho cá vai gramando com isto tudo e nunca mais saímos da cepa torta, no entanto uns poucos nunca tiveram tão bem na vida. Porque será???


Veja-se a técnica dos políticos, simples e elementar, quando questionados com alguma pergunta incómoda, não sabem não leram, quando sentem os calos apertados é perseguição politica, a culpa não é deles, até são tão boas pessoas e tão competentes, que alguns frequentaram das melhores escolas e melhores locais como se isso conferi-se idoneidade moral, politica ou cívica. A culpabilidade ou é do Zé Povinho, mal intencionado podem também acrescentar de alguma (pouca comunicação social), da oposição invejosa, da má fé e perseguição politica, e está o assunto arrumado.


Entidades, comissões e sei lá que mais existem, que actuem em conformidade com os interesses do cidadão, isso é outro assunto, quanto a mim e que sou pessimista tenho muitas duvidas. Até porque estas entidades normalmente não expõem os resultados de todas as q queixas, e daquilo que a maioria do cidadão tem conhecimento de um modo geral é sempre inconclusivo.

· IGAE - Inspecção-Geral das Actividades Económicas
·
IRAR - Instituto Regulador de Águas e Resíduos
·
ISP - Instituto de Seguros de Portugal
· PGR -
Procuradoria-Geral da República
·
Provedoria de Justiça

  • Se faltar mais alguma Comissão, Entidade. Instituto, ou qualquer outro departamento para proteger (?) devidamente o cidadão, cria-se um pois existe muitos boys for de jobs

2 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá meu querido Amigo C Valente, adorei ler o seu texto, e concordo com ele na sua totalidade, Amigo muitos beijinhos de vcarinho e ternura,
Fernandinha

Å®t Øf £övë disse...

Valente,
Os Job for de boys minam completamente a nossa sociedade, e são um verdadeiro escandalo nacional do qual todos sem exepção nos deviamos envergonhar.
Abraço.